DESTAQUES E DICAS

10 dicas para o seu desenvolvimento pessoal

Estou muito feliz por trazer o primeiro post do nosso blog (seu e meu). Neste post eu separei algumas dicas que vão ajudar você a se desenvolver mais.

Mas, o que é desenvolvimento pessoal? desenvolvimento pessoal é a capacidade que nós temos de desenvolver o nosso potencial enquanto pessoas. Essa possibilidade que temos de melhorar ainda mais, porque, vai por mim. Sempre existe algo em que podemos melhor.

Agora tenho que ser realista, não espere encontrar nesse texto (ou nesse site) um passo a passo para o seu desenvolvimento pessoal. Digo isso porque não acho que isso seja possível, e se você está procurando por isso. Sinto dizer que você está no lugar errado, mas tenho algo a meu favor, posso dizer que esse lugar que você procura, possivelmente não exista. Ou existe, mas talvez só exista dentro de você.

O desenvolvimento pessoal é exatamente isso, muito pessoal e cada pessoa se torna torna melhor por meio de um processo único. Somos todos diferentes e isso é magnífico.

Neste site você encontrará muitas dicas que serão, de uma forma ou de outra, muito relevantes para o seu desenvolvimento. Este tópico, por exemplo, pode conter tudo é necessário para que você seja capaz de se transformar.

Isso significa que você pode se tornar uma pessoa melhor logo após a leitura deste post, mas se esta leitura não for o suficiente, não se preocupe, você terá muito mais.

O que você precisa ter em mente é que você não precisa ser melhor que alguém, você não está em uma corrida. Sua batalha qui é contra você mesmo. Você só precisa ser melhor hoje do que você foi ontem. Só isso!

Você precisa entender que sua vida e suas circunstâncias precisam melhorar, e isso geralmente, obtido com um olhar interno. Você tem que mudar a sua maneira de agir e pensar. Se isso parecer difícil, é porque é. 

Mas não se preocupe, iremos nos planejar e tudo vai dar certo. Na verdade, a palavra que precisamos ter é mente é PLANEJAR, planejar o que você pretende fazer é essencial. Escrever o que você quer é o primeiro passo. Planeje isso. Anote os seus resultados em um diário. Escrever o que você quer, por que e por quem. Se você tiver clareza quanto a isso você vai consolidar o seu pensamento.

Vale ressaltar que você tem total permissão para alterar ou ajustar seus planos, sempre que quiser. Se não houver sucesso enquanto você segue as etapas do seu plano, esse é o sinal para revisar o que você fez ou para ajustar seu planejamento.

Aqui estão 10 dicas a considerar para o seu plano de desenvolvimento pessoal:


1. Comece agora – Se você que mudar, faça isso agora. Comece hoje a mudar a sua rotina e planejar o seu desenvolvimento. Vai levar algum tempo para alcançar uma mudança duradoura, então você precisa começar agora. Não se torne um profissional em procrastinação!

2. Vá devagar – Para que seu planejamento dê certo você precisa elaborar etapas. Divida uma meta grande em metas menores. Mantenha o resultado final em mente enquanto você se concentra nas etapas menores.

3. Tenha um mentor – Você precisa aprender com outras pessoas, escolha alguém para você seguir. Você pode ganhar com o sucesso de outras pessoas, ou melhor ainda, você pode aprender com os erros dessas pessoas. Se você não tem alguém pra te ensinar você pode cometer erros básicos que com um mentor não aconteceria.

4. Leia mais – Quantos livros você puder. Se você não puder comprar livros ou não quiser gastar o seu dinheiro, pegue emprestado, baixe da internet ou vá a uma biblioteca (se conseguir encontrar alguma).

5. Seja responsável – Você é responsável pelo seu próprio progresso. Você é responsável pelo que é onde está hoje. Isso significa que, a única pessoa responsável pelo seu sucesso ou fracasso é você mesmo. Entenda algo muito importante, se você não se incomodar, ninguém mais vai.

6. Seja grato e reconheça seu valor – Concentre-se no que você já tem. Pense em como os outros se beneficiam com o que você faz. Se você melhorar, esses benefícios aumentarão. Seu desenvolvimento pessoal é algo bom para você, assim como para os outros.

7. Seja intencional – Encontre sua verdadeira intenção antes de decidir fazer alguma coisa e certifique-se de realmente querer o que diz que quer. Se sua meta e sua intenção não estiverem alinhadas, sua mente criará muitas desculpas para não fazer o que tem que ser feito, isso pode impedir o seu progresso. 

8. Desafie-se – Seus objetivos precisam estar fora de alcance. Se for fácil demais não vai agregar valor. É importante que você esteja preparado para o erro, ele pode acontecer, mas tem que que entender também que ele faz parte do processo.

9. Siga sua paixão – Não é bom fazer coisas que você não gosta. Escolha ações que estejam alinhadas com seus valores. Escolha pessoas que você gosta para te ajudar ou para estarem perto de você. Certifique-se de que você está seguindo seu coração, ao ponto de as pessoas não saberem se você está trabalhando ou se divertindo. Encontre algo que permita que você faça as duas coisas.

10. Continue e nunca desista – A vida funciona em ciclos e se move em ritmo. Você terá altos e baixos. Se você se encontrar em um processo lento ou ruim, não desista. Não existe avanço rápido e contínuo, encontre seu ritmo e siga o fluxo.

Por fim, tenho uma dica bônus muito importante, “Não existe algo como desenvolvimento pessoal acabado”. Entenda que ao iniciar esse processo você, provavelmente, continuará aprendendo, mudando e se renovando por toda vida.

© Copyright 2017 - 2019

Todos os direitos são reservados a JM EMPREENDEDOR